Programa “Programadores de Futuro” oferece formação em TI para estudantes de escolas públicas do DF

Brasília, 16 de setembro de 2024 – O Distrito Federal está lidando com uma crise de falta de profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação (TI). Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), até 2025, o DF precisará de 20.844 especialistas em TI, além de 100.922 trabalhadores qualificados em outras áreas até o ano que vem.

Para ajudar a suprir essa necessidade e estimular a formação tecnológica, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), lançou o projeto Programadores de Futuro. Em parceria com o Instituto Formando Campeões para a Vida, a iniciativa oferece cursos presenciais de computação para estudantes do ensino médio de escolas públicas, preparando jovens para o mercado de trabalho e combatendo desigualdades sociais.

Com 160 horas de aula, o programa ensina os alunos a programar, desenvolver sites e sistemas web. O projeto já conta com 400 estudantes inscritos, vindos de 13 escolas públicas do DF, incluindo instituições em regiões como Taguatinga, Ceilândia, Estrutural e Samambaia. O objetivo é preparar os jovens para o mercado de trabalho, conectando-os com empresas de tecnologia que oferecem oportunidades de emprego.

Incentivo e crescimento profissional

Os estudantes que mais se destacarem terão a chance de ganhar uma bolsa de estudos no curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Brasília, além de um estágio remunerado. O projeto visa não apenas facilitar o acesso à educação superior, mas também proporcionar uma fonte de renda para os alunos, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Além disso, o Programadores de Futuro busca parcerias com empresas de tecnologia interessadas em oferecer estágios e vagas de emprego aos alunos formados, colaborando para integrar esses novos talentos ao mercado e impulsionar o crescimento tecnológico do Distrito Federal.

O programa já está se preparando para sua segunda edição, prevista para o próximo ano, e convida outras escolas interessadas a participarem. As inscrições e detalhes sobre o projeto podem ser obtidos através do site oficial, e a equipe do programa fará visitas às instituições inscritas para avaliar a viabilidade de implementação.

Referência: https://infformadf.com.br/df-enfrenta-escassez-de-profissionais-de-ti-e-lanca-programa-para-capacitar-jovens/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *